30/03/11

Projecto EuroPhoto recupera imagens históricas de dez agências noticiosas europeias




Imagem: logo do EuroPhoto

O EuroPhoto é um projecto internacional, que consiste na recuperação, digitalização e enriquecimento dos meta-dados de imagens históricas dos arquivos de dez agências noticiosas europeias: Lusa, Belga, EPA, DPA, ANP, PAP, EFE, Scanpix, MTI e Ansa.

O projecto, financiado em 50 por cento pela União Europeia, visa disponibilizar imagens em média resolução de acesso livre e gratuito para uso privado e para o ensino, através da rede Europeana.

Para além disso, será criado um portal de comercialização das imagens recuperadas pelas dez agências, dirigido a profissionais, onde será possível adquiri-las em alta resolução.

Segundo o regulamento do projecto, cada agência noticiosa deverá digitalizar um mínimo de 15.000 imagens, mas, como os seus arquivos fotográficos têm dimensões muito díspares, o volume de digitalização é muito variado, atingindo as 400.000 imagens no caso da agência alemã DPA.

A agência Lusa vai digitalizar cerca de 15.000 imagens durante o projecto, prevendo-se que disponibilize na rede Europeana um número equivalente de imagens digitalizadas previamente, chegando a um total de cerca de 30.000.

O Europhoto arrancou a 01 de maio de 2010 e tem uma duração de 30 meses, com um financiamento global estimado em 2,3 milhões de euros para as dez agências. Fonte: Lusa.

~ 2 comentários: ~

Angel Corrochano says:
at: 31 março, 2011 09:31 disse...

Que gran proyecto
Un abrazo

mfc says:
at: 31 março, 2011 21:19 disse...

Guardo "religiosamente" as tuas informações!

~ Enviar um comentário ~

+

Disto e Daquilo + popular do mês

coolphotoblogs.com my profile photoblog-community VFXY Photos

Estes e Aqueles

Destes e Daqueles

Caixa de Arquivo

Estes Que Gostam Disto

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.